sábado, 9 de outubro de 2010

Peixe-Aranha


O peixe-aranha alimenta-se de crustáceos jovens e moluscos. É encontrado ao longo das costas do sudoeste europeu e do nordeste africano, parcialmente enterrado na areia, abaixo da linha da maré. A fim de sobreviver quando a maré baixa, o peixe-aranha procura um pequeno regato deixado pelas águas que se retiram, e ali fica deitado sobre o ventre. Com sua cor marrom, ele pode ser confundido com um pedaço de madeira e passar desapercebido entre algas e conchas vazias.
Na realidade é uma armadilha escondida, pronta para disparar ao menor toque. A segunda barbatana dorsal é longa, macia e inofensiva. Mas os opérculos (parte óssea que protege as brânquias) têm dois espinhos, cada um com duas pontas. A primeira barbatana dorsal tem raios curtos e agudos que se eriçam ao toque do pé humano. Junto à base dos espinhos existem sulcos por onde é segregado um veneno perigoso. Este veneno pode chegar ao sangue e paralisar o pé ferido e até mesmo a perna. Diz-se que, às vezes, essa infecção chega a ser fatal.
Este peixe apresenta grande vitalidade, permanecendo vivo muitas horas após serem retirados da água.; mesmo depois de mortos, a sua picada permanece venenosa por muito tempo.A picada de peixe-aranha provoca uma dor violenta, intensa, intolerável, podendo durar 2 a 24 horas; é sujeita a exacerbações e irradia para a raíz do membro atingido, que fica edemaciado e, por vezes, apresenta sufusões hemorrágicas.

Foca



Pertence à ordem dos Carnívoros, à família dos Pinípedes e alimenta-se com peixes e invertrebados marinhos. Habita preferencialmente nas costas arenosas e de águas pouco profundas, sendo originária da Ásia Central. As focas estão muitíssimo bem adaptadas à vida marinha, com as suas pequenas caudas e nadadeiras anteriores e também ouvidos externos. Chega a medir dois metros de comprimento e a pesar mais de cem quilos. Têm os filhos em terra, apenas um de cada vez. O tempo médio de vida varia entre os 25 e os 35 anos, chegando mesmo a atingir 40 anos.A foca branca é muito caçada devido ao valor da pele, empregue no fabrico de casacos e outros adornos.
A foca é um mamífero pinípede, que sofreu modificações consideráveis para se adaptar à vida aquática. Os ossos dos membros tornaram-se muito reduzidos, de modo que apenas as patas sobressaem do corpo. Uma membrana liga os dedos, como numa barbatana. As narinas no alto da cabeça, permitindo que o animal respire estando a maior parte do corpo imerso, mantêm-se quase sempre fechadas, mas são providas de músculos especiais que as abrem quando o animal quer respirar. A superfície frontal dos olhos é plana, a forma mais adequada para debaixo de água produzir imagens bem focadas.

Peixe Balão


O peixe balão usa a sua capacidade para aumentar rapidamente de tamanho para evitar ser comido por predadores. Este tipo de peixe tem um estômago elástico que lhe permite ingerir rapidamente água e ar, o que aumenta o seu tamanho várias vezes, e que o deixa parecido com uma bola, que os predadores não conseguem comer.
Alguns deste peixes também têm espinhas na pele, o que os torna menos apetecíveis. Além desta protecção, os peixe balão também produzem uma substância tóxica, que lhes dá um sabor desagradável e pode ser mortal.

Cavalo Marinho


O cavalo marinho é uma espécie de peixe muito curiosa e, no mínimo, exótica. Todos, algum dia, já pararam em frente a um aquário para admirar este peixe. Ele faz um grande sucesso, não só pela sua aparência, mas também pela maneira como nada. Seu corpo é coberto por placas dérmicas que servem de protecção contra os inimigos. Ele se mantém na posição vertical, utiliza a barbatana dorsal como único meio de propulsão. Sua capacidade natatória é bastante limitada por isso vive em águas calmas e abrigadas, como estuários, onde existem algas e plantas marinhas. Neste ambiente, o cavalo marinho pode se enrolar mantendo-se imóvel.

Raia


As raias são peixes cartilaginosos, assim como os tubarões. Apresentam um corpo deprimido dorso-ventralmente, nadadeiras peitorais muito largas e delgadas, dando aspecto discóide a estes peixes. As brânquias, dispostas em cinco pares de fendas branquiais, localizam-se na face ventral do corpo. A cauda é normalmente longa e afilada, com a aparência de um chicote. Na superfície dorsal encontram-se os espiráculos (aberturas que levam água às cavidades branquiais), um par de olhos bem desenvolvidos, mas incapazes de enxergar colorido, uma vez que não possuem cones (células responsáveis pela percepção de cor).

Tubarão - Branco


Tamanho
Os tubarões brancos podem atingir 7,5 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas.




Alimentação
Come peixes em geral.
Come Leões Marinhos e Focas, que por possuirem muita gordura no corpo são um dos seus "pratos" predilectos , pois quando comem bastante gordura, podem ficar por bastante tempo sem ter que se alimentar de novo.
O Grande Branco também come outros tubarões, mais fracos ou mais velhos.
Tubarões mais velhos sabem identificar melhor o que é a comida deles: no caso dos seres- humanos, nós não fazemos parte do seu cardápio, sendo assim os tubarões mais novos mordem os seres-humanos , mas logo descobrem que não somos "gostosos" para eles e normalmente cospem.
Eles comem também pequenas baleias, tartarugas marinhas, e animais mortos boiando na água.
Encontram-se no topo da pirâmide alimentar, apenas sendo confrotados por Orcas, as Baleias Assassinas.




Possuem cerca de 3000 dentes de forma triangular e bordos muito afiados, organizados em diversas fiadas, que se substituem constantemente.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Baleia Azul- curiosidades




Maior animal vivo da Terra, a baleia-azul nada em todos os oceanos. Seu coração é do tamanho de um carro e a sua língua pesa tanto quanto um elefante. As fêmeas chegam a medir 30 metros de comprimento.
Emite um ruído aterrorizante e nada até 30 quilômetros por hora. No Brasil, já apareceu na costa da Paraíba, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nas décadas de 30 e 40, a baleia-azul foi caçada exaustivamente. Nunca mais foi vista na costa brasileira.
O corpo é azul escuro, mas a parte inferior é branca-amarela. Na última lista de animais em extinção divulgada pelo Ibama, essa espécie aparece com um animal criticamente em perigo de desaparecer.
Estima-se que existam apenas 1,2 mil exemplares no hemisfério sul.

Estrela-Do-Mar



São carnívoras e predadoras e alimentam-se de ostras. Quando se partem ao meio, não são eliminadas, como seria de esperar, mas sim reproduzem-se.

20 curiosidades


1. O pica-pau pode dar cem bicadas por minuto numa árvore.

2. O beija-flor bate as asas noventa vezes por segundo, quatro vezes mais rápido que uma libélula. Ele voa de frente, de costas e até de ponta-cabeça. Procura néctar em 2 mil flores todos os dias.

4. Quanto em perigo, os elefantes formam um círculo em que os mais fortes protegem os mais fracos.

5. Um camelo consegue beber 120 litros de água em dez minutos. Ele retém água para oito dias. Pode andar de 200 a 270 km por dia. As girafas e os ratos podem viver mais tempo sem água que o camelo.

6. O pavão macho possui duzentas penas longas e coloridas na cauda.

7. Um porco-espinho, tem em média, 30 mil espinhos. Ele é um excelente nadador porque os espinhos ajudam a flutuar.

8. A preguiça movimenta-se de noite e dorme de dia (mais de dezoito horas sempre). Tem um pescoço que pode virar até 180 graus. Assim, não precisa mexer o corpo para olhar o que está acontecendo ao seu redor.

9. Cada salto em distância de algumas espécies de cangurus corresponde a dez metros. Já os sapos pulam cinco metros e meio. Em termos de altura, o canguru alcança 2,7 metros, menos que o puma (3,1 metros) e mais que o coiote (1,2).

10. Um avestruz mede de 1,80 a 2,50 metros de altura, o mesmo tamanho de um camelo. As girafas atingem sete metros, o mesmo que um prédio de dois andares.

11. A mula é resultado do cruzamento de um burro e uma égua.

12. Num único dia, uma andorinha come 2 mil moscas.

13. Os elefantes possuem uma audição aguçada e podem facilmente detectar os passos de um camundongo. Suas presas pesam mais de cem quilos. Um elefante come 125 quilos de plantas, capim e folhagens, e bebe duzentos litros de água por dia. Sua tromba suga dez litros de água de uma só vez.

14. Um carneiro fornece cinco quilos de lã e cem litros de leite por ano.

15. De acordo com a espécie, uma centopéia pode ter de 28 a 354 patinhas.

16. Uma formiga pode levantar qualquer coisa que tenha cinqüenta vezes o seu peso. Uma abelha carrega um peso equivalente a trezentas vezes o seu.

17. Mosquitos são atraídos duas vezes mais pelo azul do que por qualuqer outra cor.

18. As abelhas tem cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça e dois menores na frente.

19. O bicho-da-seda possui um olfato tão aguçado que pode sentir a presença da fêmea a 11 km de distância.

20. Um atum pode nadar até 170 km num único dia.

Golfinhos

Olá.Vim aqui falar de golfinhos,vamos lá:

Amizade:
Falante, amistoso, carinhoso com seus congêneres e voraz contra seus inimigos, o golfinho já foi definido, certa vez, como o primo ideal para o homem.
Gentil com as crianças e forte o suficiente para derrotar tubarões, ele tem atributos que o aproximam daquilo que os humanos sonham para si próprios.
Heróico, capaz de salvar afogados empurrando-os docemente para a praia - como registram inúmeros relatos ao redor do mundo -, o golfinho vem sendo cantado em prosa e verso desde tempos remotos.
Marinheiros de diversas nacionalidades consideram sua presença presságio de boa sorte e há um grande número de lendas sobre seus poderes.
Apolo os utilizava como guia para os sacerdotes cretenses.
Netuno evocava a sua sensualidade para conquistar Anfitritre.
Mais recentemente, relatos de amizade intensas entre golfinhos e crianças foram vistos e documentados.
O caso da neozelandesa Jill Baker, que recebia a visita diária do golfinho Opo, com quem "cavalgava" mar a dentro, chamou a atenção de cientistas em meados deste século.
Mais tarde a televisão e o cinema se encarregaram de popularizá-lo de uma vez por todas como o grande astro submarino.
De certa forma, as chances do golfinho, em qualquer parte do mundo, se parecem cada vez mais com as chances do homem. Comportando-se no fundo dos mares e dos rios com o altruísmo que gostaríamos de ver em nós mesmos, o futuro dos golfinhos é uma espécie de antevisão do futuro da humanidade. Se eles resistirem, estaremos salvos.
Porque o que fizemos a eles, acabaremos fazendo a nós mesmos.

Comunicação:

O sonar dos golfinhos O golfinho é capaz de gerar som sob a forma de clicks, dentro dos seus sacos nasais, situados por detrás da nuca.
A frequência dos clicks é mais alta que a dos sons usados para comunicações e difere de espécie para espécie.
A nuca toma a função de lente que foca o som num feixe que é projectado para a frente do mamifero.
Quando o som atinge um objecto, alguma da energia da forma de onda e reflectida para o golfinho.
Aparentemente é o maxilar inferior que recebe o eco, e o tecido gorduroso que lhe precede, que o transmite ao ouvido médio e posteriormente ao cérebro.
Recentemente foi sugerido que os dentes e os nervos dentários transmitiam informações adicionais ao cérebro dos golfinhos.
Assim que um eco é recebido, o golfinho gera outro click.
O lapso temporal entre os clicks permite ao golfinho identificar a distância que o separa do objecto.
Pela continuidade deste processo, o golfinho consegue seguir objectos.
Ele é capaz de o fazer num ambiente com ruido, é capaz de assobiar e ecoar ao mesmo tempo e pode ecoar diferentes objetos simultaneamente - factores que fazem inveja a qualquer sonar humano.
O tipo de som que os golfinhos emitem não tem um nome específico. Não há dúvida, porém, que, de seu modo peculiar, os golfinhos " falam " abundantemente.
Cientistas que convivem com o cetáceo são unânimes em afirmar que os golfinhos mantêm algum tipo de comunicação auditiva.
Alguns garantem que essa comunicação tem regras e serve para organizá-los socialmente, como acontece com os homens.
Ninguém, entretanto, foi tão longe como a equipe do Instituto de Morfologia Evolutiva e Ecologia dos Animais da Academia de Ciências da Rússia.
Pesquisadores comandados pelo cientista Vladimir Markov, depois de um longo estudo no golfinário de Karadag, no Arzebaijão, publicaram um trabalho em que anunciam a existência do " golfinhêz ".
Ou seja: um sistema aberto de linguagem composto de 51 sons de impulsão vocal e nove tipos de assobios tonais, que comporiam um possível alfabeto próprio da espécie.
De acordo com Markov, os golfinhos são capazes de compor frases e palavras regidas por leis semelhantes às da sintaxe humana.

E para terminar uma imagem:

Esperem mais postes!Comentem.

Peixe-Leão


Peixe-leão Por ser muito bonito, o peixe-leão é muito procurado por aquaristas do mundo todo. Marrom-avermelhado com listas brancas, apresenta nadadeiras longas com raios afilados e glândulas que contêm veneno em grande quantidade. É necessário cautela em seu manejo, pois um peixe adulto pode matar uma pessoa.Além disso, é um predador voraz, que consome qualquer peixe menor que ele. O lionfish, como é mais conhecido, adora peixes-palhaço, donzelas, gramma real, e qualquer peixe que caiba em sua avantajada boca. É muito interessante observar o animal alimentando-se, pois é um caçador nato; quando encontra sua presa, cerca-a e realiza quase que um hipnotismo: permanece imóvel, do ponto de vista da presa, mas pode-se observar intensa atividade da nadadeira caudal, usada no impulso mortal quando abocanha a vítima. Sua traquéia é toda revestida de espinhos, o que providencia uma morte rápida para a vítima até a chegada ao estômago. Em geral, ataca a vítima de frente, mas pode também pegá-la por trás, durante uma tentativa de fuga. Quando adulto e sem inflar as nadadeiras, o peixe-leão mede até 38 centímetros. É um dos mais venenosos entre os animais marinhos, e para piorar a situação, o peixe-leão não tem predadores no Atlântico, o que facilita sua reprodução e povoamento de novas áreas. Proveniente do Índico e do Pacífico e Mar Vermelho, o peixe-leão possui características únicas e inesquecíveis.

Halloween um susto...

Olá,em que mês estamos?Outubro!E o que á em Outubro?Halloween.Por isso mostro um link de um video assustador!Hehe:http://www.youtube.com/watch?v=zmEK5eHIqpc
Aqui está!Nota:Este video é de um animal!Só recebes o susto quando vires pela primeira vez!E não é tão assustador assim.Então adeus.

Apresentações

Bem , neste blog temos dois administradores , ou seja , eu (Madalena) e o meu colega (Carlos) . Vamos fazer os possiveis para o blog ficar o mais fixe possivél . Ao longo do blog verão muitas imagens e videos bastante interessantes . Desfrutem !

Oi Pessoal !

Bem-Vindos ao Animal World . Aqui neste blog vão aprender muitas novidades acerca dos animais . Espero que gostem ......e .........comentem o blog não se esqueçam !